O lado positivo de ouvir um "não"
por Andréa Pessanha
Uma das coisas que a maturidade tem me ensinado é ressignificar tudo que tem acontecido comigo: momentos difíceis, dúvidas, medos, adversidades, falta de reciprocidade, entre outras situações. A gente vai deixando de olhar para o próprio umbigo, achando que o mundo gira em torno de nós, como os planetas em torno do Sol e percebemos, caímos na real de que não temos o controle do comportamento, pensamento e atitudes das outras pessoas. Ou seja, o mundo não pára por conta de nossos problemas.
Então trago pra mim uma pergunta de Coaching. E serve de aprendizado para vocês também. Ao invés de perguntar para Deus, para o Universo e para si mesma: Por que tal coisa me aconteceu? O que eu fiz para fulano (a)? Por que tal coisa não deu certo? Você vai trazer a consciência e perguntar: Para quê? É a melhor forma de transformar um "não" em algo positivo, construtivo e que lá na frente compreenderemos.
É importante entender que tudo na vida tem um propósito, uma razão de ser e que por mais fiquemos chateadas e nos sentindo injustiçadas por esse bendito NÃO e num futuro imediato a vida vai nos mostrar o real sentido de tudo o que aconteceu. E outra questão importante, nós somos agora no presente o resultado daquilo que vivenciamos no passado. Nossas crenças, pensamentos, atitudes atuais estão pautadas em tudo que experimentamos lá atrás. A grande questão é fazer essa virada de chave e seguir em frente com as novas oportunidades que surgirem e também fazer a roda girar a nosso favor.
Dessa forma, não adianta ficar chorando pelo leite derramado, nos vitimizando, achando que o mundo inteiro está contra nós. A nossa mentalidade é que precisa mudar. Nós é que precisamos enxergar a vida, os fatos e as pessoas por um novo ângulo e agir com inteligência emocional. E ao invés de reclamar daquele "não", agradeça. Há muitos livramentos disfarçados de "portas na cara". Apenas, seja grata!
Andréa Pessanha